Brasileirão 2025: os destaques e as decepções após 5 rodadas disputadas no torneio

Brasileirão 2025: os destaques e as decepções após 5 rodadas disputadas no torneio
- Verdão está invicto e é o líder da competição com 13 pontos conquistados
- Neymar, Gabigol, Atlético-MG e arbitragem estão entre as decepções nas primeiras rodadas
Por Aniele Lacerda | 11:04 AM GMT-3
Fim da quinta rodada doBrasileirão Série A 2025 e o Palmeiras é o líder da competição com 13 pontos conquistados. Além do Verdão,Flamengo e São Paulo são os outros times que ainda não perderam na competição. O Rubro-Negro está na vice-liderança com 11 pontos e o Tricolor Paulista conquistou sua primeira vitória contra o Santos, ficando na 10ª posição com 7 pontos. Atlético-MG, Peixe, Grêmio e Sport são os quatro clubes na zona de rebaixamento.
Com o término da quinta rodada, o balanço sobre destaques mostra um Palmeiras avassalador, que tem 100% de aproveitamento atuando fora de casa. Além disso, vale mencionar o bom trabalho de Renato Gaúcho no Fluminense, invicto no cargo. Já sobre decepções, a lista é extensa e conta com clubes, jogadores e a arbitragem, protagonista de polêmicas em todas as rodadas.
Destaques após 5 rodadas do Brasileirão 2025
1. Palmeiras
Invicto na competição, o Palmeiras não chama a atenção apenas por ocupar a liderança. A equipe de Abel Ferreira superou a desconfiança após perder o título do Paulistão 2025 diante do seu principal rival e vive um excelente momento. Por exemplo, tem 100% de aproveitamento fora de casa, inclusive quebrando a invencibilidade de 17 jogos do Internacional de Roger Machado.
2. Flamengo
Apesar de quebrar a sequência de três vitórias no Clássico dos Milhões, o Flamengo é um dos destaques do Brasileirão. Inclusive, o Mais Querido é dono da maior goleada da competição: 6 x 0 diante do Juventude.
3. Renato Gaúcho – Fluminense
Contratado logo após a derrota do Fluminense na estreia pelo Brasileirão 2025, Renato Gaúcho está invicto na competição. Apesar do empate em casa na última rodada, o treinador vinha de três vitórias consecutivas e o Tricolor das Laranjeiras está na 3ª colocação com 10 pontos.
4. Pedro Raul
Em baixa no Corinthians, Pedro Raul deu a volta por cima no Ceará e faz um bom Brasileirão. O centroavante é um dos artilheiros da competição com quatro gols anotados, incluindo dois contra o Vasco da Gama. Atualmente, jogador do Vozão divide a liderança da lista de goleadores com Arrascaeta e Vegetti.
Decepções após cinco rodadas do Brasileirão 2025
5. Clubes: Atlético-MG, Grêmio, Botafogo e outros
Campeão do Mineiro 2025, o Atlético-MG, apesar do bom elenco, ainda não embalou no Brasileirão. A equipe comandada por Cuca conquistou sua primeira vitória na competição nesta rodada, contra o Botafogo. Atualmente, o Galo está na zona de rebaixamento com 5 pontos.
Ainda sobre clubes que decepcionaram nas primeiras rodadas do campeonato vale citar Grêmio, Botafogo, Sport e Fortaleza. O time gaúcho estreou com vitória, mas vem de uma sequência ruim, o que culminou na queda de Gustavo Quinteros. Recém-contratado pelo Imortal, Mano Menezes comanda a equipe a partir da 6ª rodada. Já o Fogão, atual campeão, tem aproveitamento de apenas 33%. O Leão do Pici venceu apenas na estreia e o Leão do Norte é o lanterna com apenas um ponto.
6. Arbitragem
As polêmicas com a arbitragem repercutiram em todas as rodadas do Brasileirão Série A 2025, até o momento. Por exemplo, na última rodada, o GreNal ficou marcado por um pênalti não anotado a favor do Grêmio, mesmo após o VAR recomendar a revisão para Braulio da Silva Machado. Após análise, a CBF reconheceu o erro. Além disso, Fluminense e São Paulo ficaram na bronca por penalidades não marcadas pela arbitragem.
7. Jogadores: Neymar, Gabigol e Vitor Roque
Quando o assunto é jogadores, a lista também é extensa. Contratado para a elite do Brasileirão, Neymar jogou apenas alguns minutos contra o Atlético-MG, antes de sofrer uma nova lesão na coxa. Enquanto isso, Gabigol, um dos reforços de luxo do Cruzeiro para 2025, ainda não desencantou e foi opção no banco de reservas nas últimas três partidas. Por fim, vale destacar Vitor Roque, a contratação mais cara da história do futebol brasileiro: o Tigrinho sequer balançou a rede com a camisa do Verdão e ficou como suplente na partida contra o Fortaleza.
Leia mais sobre o Brasileirão em:
feed