Libertadores 2025: destaques e decepções após metade da fase de grupos

Libertadores 2025: destaques e decepções após metade da fase de grupos
- Neste meio de semana, tivemos a conclusão da 3ª rodada da fase de grupos
- Apenas um clube assegurou o 100% de aproveitamento após 3 jogos
Por Nathália Almeida | 9:24 AM GMT-3
Torneio mais importante e prestigiado das Américas, a Copa Libertadores completou, neste meio de semana, a sua 3ª rodada da fase de grupos. Isso significa que estamos, oficialmente, na metade da fase classificatória da competição, recorte que já nos permite traçar algumas análises de quem vem se superando e quem não vem fazendo bonito na corrida pela Glória Eterna.
A seguir, o 90min apresenta os principais destaques e as maiores decepções dentre os representantes do futebol brasileiro em ação na Libertadores 2025.
Destaques
1. Palmeiras
O único time com 100% de aproveitamento na Copa Libertadores 2025 após três rodadas merece estar no lugar mais alto desta lista de destaques. Jogando um futebol ofensivo e agressivo, o Palmeiras vem mostrando que deixou para trás a instabilidade dos meses iniciais de temporada, quando perdeu o título paulista para o arquirrival Corinthians acumulando atuações muito abaixo de seu padrão.
2. Bahia
Outra equipe que merece estar muito bem avaliada na Libertadores 2025 após três rodadas é o Bahia. Retornando à disputa do torneio continental neste ano, o Esquadrão vem fazendo bonito, liderando o “grupo da morte” com 7 pontos conquistados em três partidas. É o único time de sua chave que nunca conquistou a América, mas, por incrível que pareça, é o que aparenta estar mais confortável disputando o torneio.
3. São Paulo
Por fim, nesta curta lista de destaques, temos o São Paulo, que conseguiu terminar a primeira metade da fase de grupos invicto e na liderança isolada de sua chave – mesmo tendo que lidar com baixas de peso em seu elenco, muito fragilizado pelas lesões. Ferreira, com gols e assistências, tem sido o grande protagonista do Soberano no torneio.
Decepções
4. Botafogo
Apático e desorganizado, o Botafogo foi de melhor time das Américas em 2024 ao posto de forte candidato à eliminação precoce na fase de grupos. Com apenas 3 pontos conquistados em 9 possíveis, o Alvinegro sofreu derrotas incontestáveis nos dois jogos que fez fora de casa e agora terá que emplacar um grande returno para subverter sua situação da chave. Precisa, urgentemente, de uma mudança de postura.
5. Fortaleza
Em que pese o fato de ter um jogo a menos em relação ao demais clubes que disputam a Libertadores – o duelo contra o Colo-Colo, paralisado nos minutos finais do segundo tempo, segue sem uma definição –, podemos dizer, sim, que o Fortaleza decepciona na Libertadores. Ainda não teve uma grande exibição no torneio e somou apenas 1 ponto em dois jogos.
6. Flamengo
Fechamos a lista de decepções com o Flamengo, que caiu em uma chave bem acessível nesta Libertadores, mas ainda assim, não fez bons jogos e somou apenas 4 pontos em 9 possíveis. Muito pouco para quem tem o elenco mais valioso e o maior orçamento da América do Sul. A derrota em casa para o Central Córdoba, sem dúvida, foi o resultado mais inesperado da campanha rubro-negra até o momento.
Leia mais sobre a Copa Libertadores em:
feed