Sul-Americana 2025: destaques e decepções após metade da fase de grupos
Sul-Americana 2025: destaques e decepções após metade da fase de grupos
- Brasileiros possuem campanhas irregulares neste início de Sul-Americana
- Principal destaque da fase de grupos após três jogos é do futebol equatoriano
Por Fabrício Carvalho | 11:23 AM GMT-3
Com a metade da fase de grupos concluída naCopa Sul-Americana, o 90min preparou uma análise apontando quais equipes estão surpreendendo neste início de competição e quais merecem um destaque negativo, traçando principalmente um comparativo entre as projeções iniciais e os momentos atuais dos times.
Veja, a seguir, os três principais destaques positivos e negativos do segundo torneio continental mais importante do futebol sul-americano.
Destaques
1. Mushuc Runa
Antes do início dos jogos, quem poderia imaginar que o Mushuc Runa seria a única equipe com 100% de aproveitamento na fase de grupos após três rodadas? O oitavo colocado do Campeonato Equatoriano bateu o Unión-ARG com goleada de 3 a 0 e estabeleceu folga na liderança do Grupo E, encaminhando sua vaga antecipada às oitavas e final em um grupo que também é composto por Cruzeiro e Palestino, equipes muito mais tradicionais no futebol sul-americano.
2. Fluminense
Sob comando de Renato Gaúcho, o Fluminense conseguiu passar pela primeira metade do Grupo F acabando praticamente com as chances de uma eliminação precoce ao abrir cinco pontos de vantagem contra o 3º colocado. Mesmo que o Once Caldas esteja somente um ponto atrás da liderança (7 pontos a 6), o Tricolor é o time que melhor desempenha neste grupo e possui o favoritismo de classificar sem disputar os playoffs.
3. Grêmio
Apesar do desempenho não estar sendo o que o torcedor gostaria de ver, o Grêmio está invicto na competição e segue lutando pela liderança no Grupo D contra o Godoy Cruz. O empate por 2 a 2 contra os argentinos fora de casa, na estreia de Mano Menezes, foi um resultado considerado positivo, isolando ambos com seis pontos de vantagem sobre Sportivo Luqueño e Atlético Grau, garantindo praticamente vaga antecipada ao menos para os playoffs.
Decepções
4. Cruzeiro
Impossível não considerar o Cruzeiro como a maior decepção da Copa Sul-Americana até o momento. Apontado como um dos favoritos ao título nas projeções iniciais, a Raposa não conquistou nenhum ponto nos três jogos, amargando a segunda pior campanha da competição. Considerando que o Mushuc Runa possui 9 pontos e o Palestino está com 6, a equipe de Leonardo Jardim está praticamente eliminada da competição.
5. Independiente
Apesar de ser a equipe que mais cria grandes chances (11), mais acerta cruzamentos (7.0), acumula três chutes na trave e possui a 3ª maior média de posse de bola (60.7%), o Independiente vive em uma situação muito difícil após a derrota por 2 a 1 contra o Guaraní, que alcançou a liderança isolada com 7 pontos. Os argentinos estão em último lugar do Grupo A com 3 pontos atrás de Boston River (4) e Nacional Potosí (3) e ainda tem chances de melhorar, mas os resultados iniciais foram decepcionantes.
6. Vitória
Por fim, o Vitória definitivamente é uma das equipes que mais decepcionou neste início de Copa Sul-Americana, com dois empates, uma derrota e nenhum triunfo conquistado. Em um grupo tido como acessível para batalhar pela liderança, a equipe comandada por Thiago Carpini viu sua situação ficar difícil após derrota em casa para o Cerro Largo por 1 a 0. O resultado deixou o Leão cinco pontos atrás da líder Universidad Católica.
Leia mais sobre a Sul-Americana em:
feed